O jogo do que falta

Com esta atividade exercitamos a memória da criança e revemos o vocabulário. Se jogar com a criança, vai achar muito divertido ver como se tenta lembrar do objeto que tirou da mesa.
Atividade

MATERIAIS

Pegue em alguns objetos e coloque-os sobre uma mesa: um lápis, duas canetas de cores diferentes, uma borracha, um apara-lápis, pequenos brinquedos (carros, animais...), objetos naturais (uma caneta, uma pedra, uma folha...), um anel, uma moeda, uma mola, uma tangerina... O número de objetos depende da idade da criança: as mais novas podem brincar com até dez objetos; as crianças mais velhas podem escolher tanto os objetos como o seu número.

1 Coloque todos os objetos sobre uma mesa com a criança. Repitam em conjunto os nomes de todos os objetos.

2 Diga: What’s this? It’s a pencil! (O que é? É um lápis!)

Repetir o mesmo com as outras letras:

It’s a… blue pen, a rubber, a ruler, glue, a pencil sharpener, a green car… 

(É uma... caneta azul, uma borracha, uma régua, cola, um apara-lápis, um carro verde...).

3 Pedir às crianças que se virem enquanto retira um objeto da mesa para que não se veja.

You can turn around now. What’s missing? (Podes olhar agora... o que é que falta?)

No, there’s the duck… (Não, ali está o pato…)

That’s right, it’s the rubber! Look! É isso mesmo, é a borracha! Olha!)

4 Jogar à vez, retirando os objetos da mesa enquanto o outro jogador se vira.

Alguns objetos que se podem utilizar para jogar:

pencil (lápis)  rubber (borracha)  blue pen (caneta azul)

red pen (caneta vermelha)  glue (cola)  duck (pato)

doll (boneca)  peg (mola)  feather (pena)  stone (rocha)

dice (dado)  car (car)  key (chave)  coin (moeda)  ring (anel)